segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A cultura do fogo e a néscia ideologia militar sobre a Amazônia, por Andre Araújo




"Que a FLORESTA EM PÉ pudesse ter um valor por si só não se vê nos doutrinadores que aparecem desde o começo da República."



 

A cultura do fogo e a ideologia militar sobre a Amazônia

Por Andre Motta Araújo, no GGN

A explosão de incêndios na floresta brasileira tem raízes atávicas seculares. O progresso é o “cimento”, o atraso é a “mata”, vem de séculos.

Na São Paulo dos anos 40, havia um miolo central de casas e prédios e nos arredores o bairro de Santo Amaro, todo verde, onde moravam basicamente alemães, americanos e ingleses em casas-chácaras, poucos brasileiros. O símbolo era e ainda é a mítica Chácara Flora, criação de ingleses e americanos, um sofisticado condomínio fechado enorme e com muitos portões, casas sem muro, tudo muito verde, o primeiro de São Paulo, coisa dos anos 20.
O amor a vegetação não era comum nos nativos, que curtiam apartamentos de concreto de preferência à casas, quanto mais cimento melhor. Mesmo hoje, em prédios de luxo, o entorno tem pouco verde e quando tem é apenas de enfeite, não é exuberante. Na praia de Boa Viagem, em Recife, é chocante a ausência de palmeiras e grandes árvores em uma praia tropical, pouquíssimos jardins dignos desse nome em prédios. 
 No estacionamento do imenso shopping Eldorado, em São Paulo, nenhuma árvore de nenhum tamanho, o que se repete em outros estacionamentos de shoppings e supermercados. A ilha verde de São Paulo é o conjunto de bairros chamado jardins criado por ingleses e só por isso ainda mantém o verde.

O restante da cidade, tirando os poucos parques, é um mar de concreto, a maioria de ruas e avenidas sem nenhuma árvore ou arbusto, enquanto isso Washington, Berlim e Paris vistos de cima são manchas verdes imensas, mal se veem os prédios, o mesmo em Buenos Aires.

A CULTURA DO FOGO
Numa fazenda da família, um incêndio à beira do logo, todos saem correndo da sede para ver o que é. Foi um parente do motorista hospedado na colônia, que
tocou fogo na vegetação a beira do lago. Mas por quê? Por nada, achou bonito. Está no DNA que vem desde os tempos de Cabral e dos bandeirantes.
 
Se veem uma cobra ou um tatu na estrada de terra passam por cima com o maior prazer, preservar nem pensar. Só a lei e a força podem impedir e várias gerações são necessárias para mudar o DNA. O “cimentado” deve deixar de ser progresso para ser um veneno.
 
Milhares de prédios de apartamentos pelo Brasil, de alto luxo à moradia popular, quantos tem floreiras na janela, na entrada? Se tiver terraços, raros terão plantas, enquanto isso, a pequena Holanda é um jardim por todo lado, na Alemanha o que mais se vê são parques e bosques nas cidades.
 
Deslizamentos, inundações, desabamentos, tragédias urbanas que muito devem à FALTA DE VEGETAÇÃO, que segura as águas, melhora o clima, filtra a poluição, protege morros e encostas, vegetação derrubada muitas vezes por prazer, sem motivo.
 
Em São Paulo, fundamentais áreas de mananciais, a Serra da Cantareira que regulava o clima da área metropolitana perdeu quase toda vegetação para a ocupação, MAS é perfeitamente possível construir casas sem derrubar toda a vegetação, como se faz no mundo civilizado, a casa FICA NO MEIO DA VEGETAÇÃO, mas no Brasil a cultura é outra, DERRUBA-SE TUDO, deixa o terreno limpinho sem uma flor para só depois começar a construção, não é técnica, é uma cultura de combate ao verde.
Como em um País tão extenso, tão grande, os conjuntos habitacionais populares são 100% verticais, pombais horrendos de concreto, sem um pingo de verde em volta? Para estrangeiros não tem explicação, a não ser a noção de que árvore atrapalha, é o ódio à mata, vamos LIMPAR tudo.
No rico interior de São Paulo, do alto, de avião ou helicóptero, se vê florestas de cimento nas cidades médias e pequenas, raríssimas manchas verdes. Em Berlim, chegando de avião mal se vê a cidade de tanto verde cobrindo a área urbana, Paris idem, porque no Brasil temos raiva de árvores?
 
A IDEOLOGIA MILITAR SOBRE A AMAZÔNIA
 
Os primeiros doutrinadores modernos sobre o futuro e a vocação do Brasil sempre tiveram fixação da “marcha para o oeste”, na ocupação de territórios como sinônimo de “progresso” e este entende-se por desmatamento e implantação de culturas. Que a FLORESTA EM PÉ pudesse ter um valor por si só não se vê nos doutrinadores que aparecem desde o começo da República.
Com a construção de Brasilia chega-se ao apogeu do concreto como símbolo do desenvolvimento, que nos perdoe JK e Niemayer, em São Paulo o outrora lindo parque do Anhangabau é hoje um cimentado, o Memorial da America Latina, de Nyemaier é 99% concreto no chão, verde é pecado e atraso, a raiva de arvore é uma religião, vamos limpar o terreno, é melhor, dá menos trabalho.
O regime militar de 1964 absorveu essa visão de progresso = derrubada e depois pasto. A marcha sobre a Amazônia começou em grande escala com a absurda Rodovia Transamazônica, a estrada do desmatamento e da agressão à floresta.
Havia como defesa uma desculpa, não havia então a consciência ecológica de hoje, pela qual uma floresta tropical (rainforest) de pé vale por si só infinitamente mais que uma pastagem, porque a cada ano descobre-se mais valor na biodiversidade e o Brasil a cada ano pode se impor mais pela preservação desse patrimônio, COBRANDO uma conta crescente dos países ricos.
O valor desse PEDÁGIO DE CONSERVAÇÃO pode chegar a 50 ou 70 bilhões de bolares por ano, o mundo pagará, o PARTIDO VERDE universal cresce a cada ano com as novas gerações ambientalistas de berço, NÃO HÁ COISA MAIS ILÓGICA e ANTIECONÔMICA do que derrubar árvores de 30 metros de altura para colocar capim no lugar.
Essa IDEOLOGIA DO PROGRESSO PELO DESMATAMENTO é algo hoje jurássico, mas continua impregnando uma certa noção de desenvolvimento em círculos de pensadores arcaicos da direita civil e militar. Não há nada mais fora de tempo e de lugar no futuro das nações e da humanidade, é falta de cultura, de evolução, de civilização, de inteligência.
 
O FUTURO DA PECUÁRIA
 
A maioria dos cientistas que hoje perscrutam o futuro do clima e da civilização, ambos contextos intimamente interligados, prevê a extinção ou drástica diminuição da pecuária nos próximos 50 anos. Não há processo mais irracional em termos macro econômicos do que dedicar um hectare de terra à pastagem de um boi, e a evolução da nova cultura de alimentação sustentável vai criar, a cada ano, novas levas de pessoas com hábitos de nutrição que dispensam ou diminuem a proteína animal nos seus cardápios.
Pastagem é o passado, não é o futuro do uso sustentável da terra.
 
 
O BRASIL, MAIOR POTÊNCIA ECOLÓGICA DO PLANETA
 
Poderia ser nossa grande vocação como País, mas estamos jogando fora, como em 1945 jogamos fora nosso papel geopolítico, ao não aceitar ser potência ocupante da Austria e uma cadeira no Conselho de Segurança, porque o Presidente Dutra achou que ia dar muita despesa.
O papel de potência ambientalista do mundo não depende só de um Governo,  depende de uma visão de povo, é preciso anular a CULTURA DO FOGO, símbolo do atraso e síntese da visão anti-verde que infelizmente ainda está na alma de muitos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário