Jornal francês dá o tom do início da campanha eleitoral no Brasil, colocando Lula no polo da defesa da democracia


“Lula entra na campanha para derrubar Jair Bolsonaro”, essa é a manchete que tomou o site do jornal francês Le Monde nesta terça-feira (14), dia da largada oficial do pleito pelo Planalto.
Em uma extensa reportagem, o jornal francês desenha a atual conjuntura política brasileira: a polarização que irá decidir o futuro social e econômico do país, a partir dos resultado das urnas em outubro.
Ao lado da extrema-direita está o atual líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição colocando em xeque a lisura do processo eleitoral, lançando programas eleitoreiros para angariar apoio e que “ainda é muito popular entre os evangélicos”, lembrou a publicação.
Na contramão, temos o “candidato à presidência pela sexta vez, o líder da esquerda que está em campanha no centro”, afirmou o Le Monde.
O jornal dá o tom da campanha, que classificou como “a mais importante” da carreira política de Lula.
“Para o ex-presidente sindicalista e de esquerda (2003-2011), candidato a um novo mandato nas eleições de 2 de outubro, trata-se de nada menos do que preservar a existência da jovem democracia brasileira”, pontua um trecho do texto.
Relacionadas:
Mídia francesa compara Lula a uma fênix
Religião e economia marcam início da campanha de Bolsonaro em Juiz de Fora
As peças do Xadrez da Ultradireita
O pacto de Bolsonaro com militares e a morte de Marielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário