segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Deturpação da mensagem libertária e humanitária de Cristo em elitismo, fanatismo e táticas de manipulação de consciência com vistas a uma teocracia que encobre os interesses do capital no documentário da Netflix "A Família: Democracia Ameaçada". Por Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Resultado de imagem para the family – democracia ameaçada


  O Brasil, antes um país conhecido pela tolerância, alegria e abertura às diferenças, vem sendo há mais de trinta e cinco anos objeto de intensiva engenharia social para mudança de mentalidades para o individualismo, o bairrismo e o imediatismo, em grande parte estimulada por uma via antes considerada impensável: a da religiosidade midiática.

  Impérios "religiosos", baseadas na exploração de horários em TVs, expondo as ilusões e promessas materialistas de uma "teologia da prosperidade" veio a seduzir milhões de pessoas sem base educacional e mesmo filosófica, que poderia, através de um entendimento da mensagem libertária real de Jesus (basta ver as bem-aventuranças onde o excluído e o explorado são valorizados contra as potências do mundo), se deixaram levar pela lábia de pregadores e shows midiáticos de "poder". Contudo, esta vertente do chamado evangelismo  (que pouco ou nada tem a ver com o protestantismo histórico advindo de Lutero e outros), não começou no Brasil, mas foi copiado e adaptado do televangelismo empresarial Norte-Americano.

  A influência de "teólogos" que na verdade são empresários que usam da fachada de "cristãos" para exaltar o Capital e o acúmulo de riquezas, já é discutida há anos e seu papel na ascensão de políticos (especialmente os de direita e extrema-direita) é cada vez mais reconhecida por intelectuais e do público mais educado. Isto é cada vez mais discutido a partir do crescimento perigoso do autoritarismo com base no fundamentalismo não apenas no Brasil mas em especial na origem de tudo isso, os EUA. É o que fica claro no novo documentário, em capítulos da Netflix intitulado "The Family: Democracia Ameaçada", de 2019.

  O Documentário mostra a pesquisa de jornalistas sobre a influência de uma corrente religiosa fundamentalista, que se diz cristã, nos EUA, sobre congressistas e presidentes americanos ao menos desde fins dos anos 50, operando nas sombras para garantia da supremacia de seus interesses neoliberais, políticos e morais sobre todo o país e o mundo. Pautas como liberalismo econômico, supremacia branca, xenofobia e militarismo são pontos desta vertente muito bem explicitadas no documentário (veja o trailler abaixo).

  Ao lado de outros documentários da Netflix, como "Democracia em Vertigem", e "Privacidade Hackeada", "The Family - A Família: Democracia Ameaçada" se torna uma obra obrigatória para se entender as aberrações sociais e políticas que se abatem no mundo em um crescendo de proteção ao Capital pelo estímulo ao fundamentalismo e ao autoritarismo neofascista....



Nenhum comentário:

Postar um comentário