sexta-feira, 16 de abril de 2021

TVGGN estreia ciclo de debates sobre o Nordeste, apresentado pelo ex-governador Ricardo Coutinho

 


Programa será exibido todas às quintas, às 21h, com participação de convidados especiais

Jornal GGN A TVGGN passará a transmitir, a partir desta semana, o ciclo de debates “Pense Brasil – Nordeste/GGN”, apresentado por Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba (2011-2019), para aprofundar temas ligados ao desenvolvimento da região. O programa será exibido todas às quintas, às 21h, no canal do GGN no Youtube e nas redes sociais dos parceiros.

O “Pense Brasil – Nordeste”, uma parceria do GGN com o Instituto iParahyba, presidido por Coutinho, trará uma série de convidados para debater com profundidade o processo cultural, econômico, político e social de construção e reconstrução da região.

O primeiro programa, que estreia nesta quinta (15/04), na TVGGN, abordará a “invenção do Nordeste: origens e superação do atraso regional”.

O convidado da vez é o professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, cuja obra se tornou uma referência obrigatória para se compreender e pensar alternativas para o desenvolvimento integrado da região.

Em pauta: quais as circunstâncias e marcas deixadas pelo processo de “invenção” do Nordeste, nos planos histórico, social, político, ideológico, cultural? Como esse processo se relaciona com a  o contexto sociopolítico para a conspiração e o golpe de 2016? Existe uma estratégia de resistência das elites à modernização do Nordeste? Por quais estratégias e políticas passa a requalificação da região no arranjo nacional? E muito mais.

Durval Muniz de Albuquerque Júnior é mestre e doutor em História pela Unicamp, pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria da Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. É pesquisador, coordenador de grupos de estudos e se dedica à História dos Sertões.

O ciclo de debates Pense Brasil nasceu quando Coutinho ainda era governador e já possui 46 edições, a maior parte delas patrocinada pela Fundação João Mangabeira, dirigida por Coutinho até março de 2021. A 47ª edição em diante é uma realização do Instituto iParahyba com apoio da TVGGN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

APOIE AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário