terça-feira, 6 de setembro de 2022

Fachin suspende decreto de armas de Bolsonaro por “risco de violência política”

 

Para ministro do STF, início da campanha eleitoral evidencia risco de violência política, o que torna medida necessária

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

GGN. - O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos de decretos federais que tornam a comercialização de armas mais flexível por conta do início da campanha eleitoral.

Fachin concedeu liminares em três ações diretas de inconstitucionalidade para limitar a posse de arma de fogo e a quantidade de munições que podem ser adquiridas, além de suspender trechos de decretos que regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) e flexibilizam compra e porte de armas.

Nas decisões, que serão levadas a referendo do Plenário, Fachin considerou o aumento do risco de violência política com o início da campanha eleitoral.

As Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIs) 6139, 6466 e 6119 estavam em julgamento no plenário virtual: depois de pedir vista, a ministra Rosa Weber devolveu a vista em abril; em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista, devolvida em setembro e, desde então, o processo estava parado por conta do pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Diante disso, houve pedido incidental dos autores das ações (Partido Socialista Brasileiro e Partido dos Trabalhadores) para que as liminares fossem concedidas monocraticamente.

Risco de violência política

De acordo com a decisão, a posse de arma de fogo só pode ser autorizada às pessoas que demonstrem concretamente a efetiva necessidade, por razões profissionais ou pessoais, e a aquisição de armas de fogo de uso restrito só deve ser autorizada no interesse da segurança pública ou da defesa nacional.

Além disso, os limites para a compra de munição devem ficar restritos ao necessário para a segurança dos cidadãos.

Na avaliação de Fachin, a atividade regulamentar do Poder Executivo não pode criar presunções de efetiva necessidade além das já disciplinadas em lei. A seu ver, a necessidade de uso de arma de fogo deve ser sempre concretamente verificada, e não presumida.

Segundo a decisão de Fachin, o início da campanha eleitoral amplia o risco de violência política apontados por PT e PSB e, embora seja necessário aguardar as contribuições vindas dos pedidos de vista, os recentes episódios de violência política e o tempo em que o julgamento está suspenso abre a necessidade “de se conceder a cautelar para resguardar o próprio objeto em deliberação pela Corte”.

“Noutras palavras, o risco de violência política torna de extrema e excepcional urgência a necessidade de conceder o provimento cautelar”, disse.

Clique nos links ao lado e tenha acesso às Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIs) 61396466 e 6119.

Leia Também

Bolsonaro sobre ação de Moraes: ‘canetada de vagabundo’

STF define bolsonarista como relator de investigação sobre imóveis da família

Indícios de “organização criminosa” levaram Moraes a autorizar operação da PF

O poder do exemplo punindo pseudo golpistas, por Henrique Matthiesen

Nenhum comentário:

Postar um comentário