domingo, 6 de dezembro de 2020

Para entender o Cabo de Guerra da possibilidade da reeleição de Maia para presidente da Câmara na mesma legislatura, mesmo isto sendo vedado pela Constituição, com o Prof. Roberto Cardoso

 

Do Canal Pensando Alto de Roberto Cardoso:



A informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria formado maioria para balizar a constitucionalidade da prorrogação de mandatos do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/PA), provocou ânimo em alguns deputados da bancada baiana e deixou outros desapontados.

O possível aval do Supremo para continuidade dos mandatos encaminha os nomes do atual presidente do Senado e da Câmara para os pleitos em 2021, em um embate que deverá ser mais duro para Maia do que para Alcolumbre. Mas o pano de fundo para toda essa disputa é o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável por definir as prioridades do Orçamento da União e a distribuição de recursos para o ano que vem.

Há um embate acirrado entre o grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o chamado Centrão, base aliada do governo Bolsonaro controlada pelo deputado Arthur Lira (AL), que lidera a bancada do PP (Partido "Progressista").

Cada grupo defende um nome para presidir a CMO e nenhum dos dois dá sinais de que irá ceder. O cabo de guerra serve para medir forças para a sucessão à presidência da Câmara em fevereiro. Lira está de olho na cadeira de Maia.

O orçamento é da ordem de 1 trilhão de reais. Está todo mundo de olho nesse dinheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário