domingo, 27 de dezembro de 2020

Fotos de Johnny Miller revelam a escandalosa desigualdade social no Brasil (resultado de sua Elite do Atraso)

 

JOHNNY MILLER / UNEQUAL SCENES
Imagem aérea do Guarujá; fotógrafo Johnny Miller está no Brasil desde outubro

De Thais Carrança no site da BBC Brasil.

A desigualdade brasileira vista do alto em imagens impressionantes

  • Thais Carrança
  • Da BBC News Brasil em São Paulo
Guarujá
Legenda da foto,

Imagem aérea do Guarujá; fotógrafo Johnny Miller está no Brasil desde outubro

Tudo começou em 2016, quando uma foto tirada pelo americano Johnny Miller na Cidade do Cabo, na África do Sul, viralizou nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa.

A imagem, produzida com o uso de um drone, mostrava o impressionante contraste entre a vizinhança rica e branca de Lake Michelle, formada por mansões milionárias à beira de um lago, e a comunidade pobre e negra de Masiphumelele, onde 38 mil pessoas vivem em barracos e se estima que até 35% da população esteja infectada com HIV ou tuberculose.

A partir da atenção gerada por essa fotografia, Miller criou o projeto "Unequal Scenes" (Cenas Desiguais) e já viajou para oito países retratando, a partir do alto, com o uso de drones ou helicópteros, como a desigualdade de renda se expressa na arquitetura e na organização urbana das cidades. Parte do seu trabalho pode ser conferida no Instagram.

Cidade do Cabo
Legenda da foto,

Cidade do Cabo

Desde o fim de outubro, Miller está no Brasil, sem data ou endereço para voltar, depois de se desfazer de seu apartamento na África do Sul, onde viveu nos últimos oito anos. Por aqui, ele já fotografou imagens chocantes de desigualdade no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e planeja ainda levar seu projeto a Salvador.

PS: A arte de Miller está à venda em seu site oficial. Lá ele comercializa edições físicas de suas fotografias e tem um crowdfunding aberto no site Patreon.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário