quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Vitamedic, a fabricante de ivermectina, deu suporte para associação de médicos negacionistas defender tratamento precoce contra Covid, diz Jailton Batista, diretor da empresa

 

"A Vitamedic foi chamada para dar suporte ao grupo médicos pela vida e ela o fez", afirmou Jailton Batista, diretor-superintendente da farmacêutica, na CPI da Covid ao confirmar que ajudou a Associação de Médicos pela Vida no uso da ivermectina contra a Covid, mesmo não havendo comprovação científica


Jailton Batista, diretor da farmacêutica Vitamedic, à esq., de gravata vermelha

Jailton Batista, diretor da farmacêutica Vitamedic, à esq., de gravata vermelha (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

247 - Em depoimento à CPI da Covid, nesta quarta-feira (11), Jailton Batista, diretor-superintendente da indústria farmacêutica Vitamedic, afirmou que a instituição deu suporte para a Associação de Médicos pela Vida, entidade negacionista da pandemia. A ideia seria dar suporte aos médicos no uso da ivermectina, medicamento sem comprovação científica para o tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

"Nenhum representante teve reunião com o Ministério da Saúde, gabinete paralelo, ou qualquer outra autoridade para tratar deste assunto. Desconheço.
A Vitamedic foi chamada para dar suporte ao grupo médicos pela vida e ela o fez", afirmou o dirigente na comissão. "Foi a publicação de um manifesto da associação que a empresa assumiu o custo da veiculação. Pediu o patrocínio e a Vitamedic o fez", disse.

O depoente reconheceu que a Vitamedic pagou R$ 717 mil pela publicação em jornais de um anúncio da Associação Médicos pela Vida favorável ao tratamento precoce com remédios sem eficácia contra a Covid-19. Ele disse, no entanto, que o anúncio não era referente apenas à ivermectina.

O dirigente também se esquivou de comentar acerca das consequências para a população das falas de Jair Bolsonaro, que defendeu em várias ocasiões medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid. "Não temos como medir o impacto da fala do presidente sobre nosso produto", afirmou o depoente. 

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), questionou o dirigente: " conhece algum outro presidente nos últimos 40 anos que tenha defendido medicamentos com ou sem eficácia comprovada?". "Não. Somos fabricantes, recebemos demanda para produzir mais", respondeu Batista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário