sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Assembléia de professores e técnicos, com apoio de alunos, decidem por paralização das ativadades da UFPB em protesto contra a imposição do candidato derrotado nas eleições para Reitor, mas que foi nomeado por Bolsonaro por estar na mesma sintonia que ele, incluindo-se a mesma arrogância e o autoritarismo

 

Do Portal G1 PB:

Assembleia decide por paralisação de professores da UFPB contra novo reitor no dia 18 de novembro

Por G1 PB

 


Reitoria da Universidade Federal da Paraíba — Foto: Divulgação/UFPB

O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) aprovou, nesta sexta-feira (13), uma paralisação das atividades dos professores no dia 18 de novembro. A decisão aconteceu após uma assembleia geral, realizada pela internet, em protesto à nomeação do candidato menos votado na consulta pública, Valdiney Veloso Gouveia, para reitor da instituição.

De acordo com Fernando Cunha, presidente AdufPB, a assembleia reuniu mais de 250 professores e discutiu a situação da UFPB, em relação à nomeação do novo reitor feita pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 5.

"Decidimos por ter uma paralisação das atividades no dia 18 de novembro, com um ato presencial na própria universidade. Além disso, nós aprovamos uma agenda de mobilizações em defesa da universidade, contra a nomeação de um reitor não eleito, indicando também outras atividades mais na frente", comentou.

Além disso, uma nova assembleia geral deve acontecer no dia 19 de novembro para discutir novas ações, de acordo com a AdufPB.

O ato presencial do dia 18 de novembro vai acontecer na própria instituição, com atividades de mobilização.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, um processo contra a nomeação de Valdiney Gouveia já foi iniciado com o apoio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Nomeação do novo reitor

Professor Valdiney Veloso foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelo presidente Jair Bolsonaro — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Professor Valdiney Veloso foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelo presidente Jair Bolsonaro — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A nomeação do novo reitor da UFPB foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de novembro. O professor Valdiney Gouveia foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro mesmo tendo sido o último colocado na consulta online entre os professores, técnico-administrativos e alunos , com soma ponderada e normalizada de 106,496.

Antes da consulta, durante a formação da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni), Valdiney não teve nenhum voto. Terezinha Domiciano, que venceu a consulta eleitoral com 964,518 pontos, também liderou a lista tríplice com 47 votos.

Na terça-feira (10), a Justiça decidiu pela reintegração de posse do local. De acordo com Fernando Cunha, presidente da Adufpb, o objeto da reintegração de posse não existe, porque os alunos não estão impedindo a passagem do local. Os alunos também confirmam que não há impedimento e advogados foram acionados para prestar assistência jurídica.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário