segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Racismo estrutural e a boçalidade de certos juízes. Notícias do UOL mostraram que magistrados de PE abandonam associação em repúdio a webinário antirracismo, em texto da colunista Fabiana Morais

 




Seguem trechos do artigo de Fabiana Moraes, no UOL:


Uma pequena mas barulhenta e significativa "rebelião" acontece neste momento no interior da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe): ali, um grupo formado por 34 juízes e juízas assinou um manifesto contra o que chama de "infiltração ideológica" nas "causas sociais" levantadas no interior da entidade.

 O estopim: a realização do curso online Racismo e Suas Percepções na Pandemia, voltado exclusivamente para magistrados, além da básica cartilha Racismo nas Palavras, na qual são tratadas expressões racistas ainda comuns no cotidiano— inclusive do Judiciário. A cartilha foi lançada este mês por conta do Dia da Consciência Negra.

No entendimento de 34 agentes públicos responsáveis pelo julgamento de nós, sociedade civil brasileira, o racismo é uma bandeira ideológica, uma "causa social" que não deveria estar contaminando uma associação cuja preocupação maior deve ser "o bem estar dos seus associados e a proteção das tão aviltadas prerrogativas" da função.

 Veja o restante do artigo do UOL clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário