sexta-feira, 13 de março de 2020

Pico da coronavirus começa a ceder e diminui na China


A cidade chinesa de Wuhan, ponto zero do novo surto de coronavírus, registrou cinco novos casos na sexta-feira, no segundo dia consecutivo em que a contagem foi inferior a 10, enquanto nenhuma infecção transmitida localmente foi relatada no restante do país.

Da Reuters

A cidade chinesa de Wuhan, ponto zero do novo surto de coronavírus, registrou cinco novos casos na sexta-feira, no segundo dia consecutivo em que a contagem foi inferior a 10, enquanto nenhuma infecção transmitida localmente foi relatada no restante do país. país.
Wuhan, capital da província central de Hubei, registrou os cinco novos casos na quinta-feira, informou a Comissão Nacional de Saúde, ante oito casos no dia anterior. A comissão relata rotineiramente novos casos no dia seguinte à coleta dos dados.
Excluindo Wuhan, Hubei não relatou novas infecções por oito dias consecutivos.
A comissão informou na quinta-feira que a epidemia de coronavírus na China havia atingido seu pico, mesmo quando o alarme se intensificou em outros lugares, com mercados globais sofrendo quedas recorde e governos divulgando medidas para tentar retardar a propagação de uma doença que já infectou mais de 127.000 pessoas em todo o mundo.
O centro financeiro de Xangai registrou dois novos casos, enquanto Pequim assistiu a um, todos importados por pessoas que viajam para a China de áreas afetadas no exterior, informou a autoridade de saúde.
Esses casos elevaram o número total de novas infecções na China continental para oito na quinta-feira, abaixo dos 15 do dia anterior, e os mais baixos desde que a autoridade saudável começou a publicar dados nacionais em janeiro.
Até o momento, o número total de casos acumulados na China continental é de 80.813.
O coronavírus matou mais de 3.000 pessoas na China continental.
Também havia paralisado a segunda maior economia do mundo, já que, a partir de janeiro, as autoridades ordenaram interrupções no trabalho, restrições de viagens e quarentena de casas para conter a disseminação do patógeno.
À medida que as duras medidas contra a epidemia começam a dar frutos, os governos locais foram ordenados a reviver suas economias, especialmente aquelas em áreas que não tiveram que lidar com extensos surtos de vírus.
A província de Hubei começou a afrouxar os rígidos controles que mantinham até 60 milhões de pessoas sob um bloqueio virtual por semanas.
Wuhan viu algumas restrições relaxarem esta semana e a cidade vizinha de Huanggang, que também teve numerosos casos de coronavírus, na sexta-feira começou a relaxar seu bloqueio, dizendo que os moradores poderiam começar a viajar pela cidade.
Fora de Hubei, cerca de 60% das pequenas e médias empresas e 95% das grandes voltaram ao trabalho, disse na sexta-feira o vice-ministro da Indústria Xin Guobin.
Quando a China recuperar a atividade econômica doméstica, ela também se coordenará com outros países para avançar na retomada dos negócios, à medida que a pandemia preocupa as perspectivas da China, disse Xin.
O número de mortos na China continental atingiu 3.176 no final de quinta-feira, sete vezes maior que o dia anterior.
Em Hubei, houve seis novas mortes, com Wuhan respondendo por todas elas.
As autoridades instaram o público a varrer os túmulos de seus ancestrais remotamente, pedindo aos trabalhadores que fizessem isso por eles, em vez de irem aos cemitérios para o festival de varredura de túmulos de Qingming, em 4 de abril.
“Vamos providenciar serviços gratuitos nos cemitérios, a equipe oferecerá limpeza gratuita do túmulo e flores grátis”, disse Li Quanxi, funcionário do departamento de assuntos civis de Pequim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário