quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reinaldo Azevedo, a expressão maior do fascismo direitista da Revista Veja




 A ânsia direitista e golpista da infelizmente famosa Revista Veja é conhecida. Contudo, poucas vezes foi tão claramente explicitada quanto nos diversos comentários de seus articulistas, de antes (como Diogo Maynard) e de agora, com Reinaldo Azevedo. Na verdade, este é tão escancaradamente elitista, reacionário e golpista que o filósofo e teólogo Leonardo Boff chegou a compará-lo ao besouro "Rola-Bosta" (veja em http://oespiritualismoocidental.blogspot.com.br/2012/12/leonardo-boff-oscar-niemeyer-veja.html).  Nas palavras de Leonardo Boff:

A figura que me ocorre deste articulista e da revista semanal, em versão online, é a do escaravelho, popularmente chamado de rola-bosta. O escaravelho é um besouro que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta. Pois algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás, deslocou-os de seu contexto (ela é hábil neste método) e lançou-os contra Oscar Niemeyer. Ela o faz com naturalidade e prazer, pois, é o meio no qual vive e se realimenta continuamente. Nada de surpreendente, portanto.

Os dizeres e desdizeres dos "articulistas" de Veja, com a bênção do finado Robert "Murdoch" Civita, expressam muito bem a visão de Brasil e de povo das organizações do grupo Abril, que em nada difere do império dos Marinho em suas Organizações Globo  Mas melhor passarmos à palavra às próprias palavras escritas de Reinaldo Azevedo, como nesta passagem de seu "artigo" "É Lula de novo pela culpa do povo" (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-novo-com-culpa-povo/):
Eu não tenho o menor interesse na opinião do povo. Quase sempre ele está errado. Aliás, a opinião de muito pouca gente me interessa. A democracia sempre foi salva pelas elites e posta em risco justamente pelo “povo”, essa entidade. Vai acontecer de novo. Lula, reeleito, tende a levar o país para o buraco. E uma elite política terá de ser convocada para impedir o desastre. O “povo”, nos assuntos realmente importantes, não apita nada. É uma sorte! Aqui e no mundo inteiro. Não apitou quando se fez o Plano Real. Ou nas privatizações. Teria votado contra a venda da Telebrás ou da Embraer. Junto com Lula. Estaríamos sem telefones e sem produzir aviões. Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber… Povo pra quê?</blockquote>

2 comentários:

  1. Bem , assim caminha a nossa humanidade . Pelo menos saberemos a quem não devemos dar ouvidos.

    ResponderExcluir
  2. Um sujeito destes, se fosse jornalista na Europa já teria sido preso. Mas, como vive numa república de bananas.... continua a confundir cérebro com intestino grosso.

    ResponderExcluir