sábado, 14 de maio de 2016

Letícia Sabatella é agredida pelos nazi-fascistas; perdemos o direito de expressar?


Foto: Reprodução/AE
Letícia Sabatella é alvo constante de internautas.Letícia Sabatella é alvo constante de internautas.
Nesta quinta-feira (12), após o pedido de impeachment da presidenta ser aprovado no Senado Federal, há pelo menos três notícias circulando de que a atriz Letícia Sabatella teria ofendido os que aceitam o governo (ilegítimo) de Temer, chamando-os de "tolos" e "ignorantes".

Ora, se ignorante signifique "não está a par de alguma coisa", "desconhecedor de algo", "inocente", "tolo", "rude", o que a atriz faz, como qualquer outro cidadão não é um xingamento (ofensa ou expressar opinião odiosa) e tem todo o direito de expressar sua opinião ou seu posicionamento, sem que isso caracterize incitar ódio. Ou será que com a quebra do direito constitucional do voto, que foi tirado dos 54 milhões de brasileiros nesta quarta-feira (11), atinge também esse direito?

Sabemos que a democracia no Brasil, restabelecida com a Constituição de 1988, prevê o impedimento de um governante que cometer crime de responsabilidade, mas como nem os deputados nem os senadores conseguiram comprovar que a presidenta Dilma Rousseff tenha cometido tal crime, o chamamos de “golpe”, “golpe institucionalizado”, ou “golpe branco”, podemos chamar do que quiser, ainda temos esse direito ou não?

Temos ainda o direito de nos indignar com as injustiças, como a atriz fez, porque nos tiraram o direito de escolher um projeto de governo, nos tiraram o direito de ter uma presidente que a maioria escolheu para um mandato de quatro anos. E o que a atriz faz é justamente defender esse direito fundamental. Mas é sabotada por mal intencionados.

Aqui a mensagem “odiosa” da atriz ao responder um internauta na sua página pessoal sobre o não reconhecimento dela do governo ilegítimo de Temer noFacebook:

​Tentam insuflar um argumento sólido e sensato de uma cidadã que tem o direito de pensar e expressar sua opinião, como qualquer outro cidadão que diariamente são xingados e agredidos verbalmente, sem que nada seja feito ou cobrado deles.

O que mais impressiona neste caso é que ao contrário do que estão falando da atriz hoje, é que ela não só sempre foi respeitosa nos seus comentários, como carinhosa, paciente e prestativa, como na postagem publicada nesta quinta-feira (12):

As palavras doces da atriz apenas nos propaga um sentimento de paz, de amor pela luta, de união, de força! E qual o mal nisso? Resistir, não é um direito, mas resistiremos! 

Um comentário:

  1. Incrível Sabatela, mesmo lendo essa notícia em 2017, emociono-me com seu jeito humilde e ao mesmo tempo corajoso de retratar o pesadelo que estamos vivendo. Tomara que esses bandidos corruptos e golpistas ordinários sejam presos até as eleições para que nosso país volte a crescer de novo, sem o horror do neoliberalismo e dessas reformas escolares para diminuir gasto com educação e promover especulação financeira.

    ResponderExcluir